Trabalhamos em prol do desenvolvimento da profissão e do fortelecimento da identidade dos profissionais para uma Terapia Ocupacional de excelência. Juntos faremos a diferença! Associe-se.
Mensagem da Direção
Pretendemos inovar, melhorar e ser pró-ativos na defesa e divulgação da Terapia Ocupacional em Portugal. Assim, iniciativa, atitude, comunicação com o exterior, abertura, trabalho em rede, interação e colaboração com parceiros são algumas das estratégias que utilizaremos.
A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais – APTO, foi criada em 1960, existindo uma primeira ata datada de 12 de novembro desse ano. A APTO é admitida em 1962, como membro associado da World Federation of Occupational Therapists passando em 1964 a ser membro efetivo uma vez que, nessa data, já reunia todas as condições para tal. A 1ª Reunião de Assembleia Geral da APTO foi em 1962 e contou com a participação de associadas e alunas dos 2º e 3º cursos de Terapia Ocupacional. Em 1974 são aprovados os Estatutos da APTO por Despacho da Secretaria de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica. Em 1996 é criado o Cotec - Council of Occupational Therapists for the European Countries do qual a APTO é membro efetivo desde a sua fundação.
Foi provado em Assembleia Geral de 8 de outubro de 1982 o logótipo da APTO de autoria do Designer Duarte Belard da Fonseca. Em 2002, a APTO abre concurso ao público, para criação do logótipo da Terapia Ocupacional. Este símbolo foi registado como propriedade da APTO no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em fevereiro de 2008, tendo recebido o Nº 11960.
No ano de 2008 o símbolo oficial da Terapia Ocupacional foi registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Processo de registo Nº 11960).


O Council of Occupational Therapists for the European Countries - COTEC foi criado em 1986, sendo a APTO, desde a fundação, seu membro efetivo.
O Conselho Europeu de Terapeutas Ocupacionais tem como objetivo permitir que as associações nacionais de terapeutas ocupacionais promovam e harmonizem padrões de prática profissional e educação, favorecendo a evolução da Terapia Ocupacional na Europa.
