Sobre a APTO

A APTO é a associação profissional que representa os terapeutas ocupacionais em Portugal.

Trabalhamos em prol do desenvolvimento da profissão e do fortelecimento da identidade dos profissionais para uma Terapia Ocupacional de excelência. Juntos faremos a diferença! Associe-se.

Quero fazer parte

Mensagem da Direcção


A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) representa os Terapeutas Ocupacionais ao nível nacional, junto de associações congéneres, entidades, instituições, escolas, utentes e público em geral, e ao nível internacional através do Conselho Europeu de Terapeutas Ocupacionais -COTEC- e da Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais -WFOT.

Pretendemos inovar, melhorar e ser pró-ativos na defesa e divulgação da Terapia Ocupacional em Portugal. Assim, iniciativa, atitude, comunicação com o exterior, abertura, trabalho em rede, interação e colaboração com parceiros são algumas das estratégias que utilizaremos.


História da APTO

A Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais – APTO, foi criada em 1960, existindo uma primeira ata datada de 12 de novembro desse ano. A APTO é admitida em 1962, como membro associado da World Federation of Occupational Therapists passando em 1964 a ser membro efetivo uma vez que, nessa data, já reunia todas as condições para tal. A 1ª Reunião de Assembleia Geral da APTO foi em 1962 e contou com a participação de associadas e alunas dos 2º e 3º cursos de Terapia Ocupacional. Em 1974 são aprovados os Estatutos da APTO por Despacho da Secretaria de Estado dos Assuntos Culturais e Investigação Científica. Em 1996 é criado o Cotec - Council of Occupational Therapists for the European Countries do qual a APTO é membro efetivo desde a sua fundação.

Foi provado em Assembleia Geral de 8 de outubro de 1982 o logótipo da APTO de autoria do Designer Duarte Belard da Fonseca. Em 2002, a APTO abre concurso ao público, para criação do logótipo da Terapia Ocupacional. Este símbolo foi registado como propriedade da APTO no Instituto Nacional da Propriedade Industrial em fevereiro de 2008, tendo recebido o Nº 11960.

texto na integra

O Símbolo

No ano de 2002 a APTO promoveu um concurso para criação de um logótipo da profissão, do qual foi vencedora Ana Casimiro.

No ano de 2008 o símbolo oficial da Terapia Ocupacional foi registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Processo de registo Nº 11960).

Image

Organizações Internacionais

Image
Council of Occupational Therapists for the European Countries

Em 1962 a APTO foi admitida como membro associado da WFOT e em 1964 passou a membro efetivo.

O Council of Occupational Therapists for the European Countries - COTEC foi criado em 1986, sendo a APTO, desde a fundação, seu membro efetivo.

O Conselho Europeu de Terapeutas Ocupacionais tem como objetivo permitir que as associações nacionais de terapeutas ocupacionais promovam e harmonizem padrões de prática profissional e educação, favorecendo a evolução da Terapia Ocupacional na Europa.

Ver site

Image
World Federation of Occupational Therapists

A Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais é uma organização oficial criada para promover a profissão de terapeuta ocupacional e a ciência da Terapia Ocupacional, facilitar a cooperação internacional entre associações profissionais de diversos países, desenvolver padrões de prática e facilitar o intercâmbio de informações.

Ver site